terça-feira, 22 de julho de 2008

Bentinhos e a Alienação *





Bentinhos e a Alienação.


O Mudo Digitalizado traz consigo a difusão, o bombardeio e a pluralização das fontes de informações. Os "sem-números" de notícias, opiniões e dados emitidos por sengundo na internet são uma conquista da liberdade de expressão. Contudo, será que essas não deveriam seer contestadas dada a perecividade, vazio e tendência que trazem em sua maioria? Será que, paradoxalmente, a "Era da informação" leva à alienação, ao comodismo e a falta de cultura?

A grande disponibilidade de conteúdos (desde acervos históricos da ONU à blogs com conspirações alucinógenas) jogados na internet faz dela um grande self-service. Há grande variedade de textos, no entanto deve-se selecionar o ncessário para o consumo cultural, atento às tendências embutidas em cada um. Afinal o excesso de informação é intrinsicamente ligado a alienação. Um bom crítico-seletor é aquele que conhece além da superficialidade para não ser manuseado por autores-Bentinhos. A busca de outras fontes de conhecimento é necessária.

O mundo digital, que atrai jovens principalmente de forma avassaladora, requer menor inciativa individual. O "grosso" da informação é imposto, enquanto no inverso do livreo, é maior a margem de escolha de cada um. Para participar da digitalização e plurinformação mundial é preciso a abertura frente dos meios de conhecimento e comunicação, que podem gerar um tipo diferenciado e igualmente válido de cultura.

Fazer do mundo digital um requinte de cultura é enriquecedor. Contudo, fazê-lo um grande "fast food", uma simples leitura superficial é atingir o regresso, a alienação intelectual, é ser susceptivel a informações tendenciosas, é acreditar em "Bentinhos".


1 Comentou. Comente você também.:

Anônimo disse...

Será que eu processo esse blog?
Quedê os direitos autorais da Babi? HUAEheuAHeaueAUAE

Gostei da imagem que vc colocou!Traduz bem o que eu quis dizer nesse texto!

Amooooooooooooo Gordo!
Beijos!
saudades!