quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quem vai pagar a conta do IPI?





O governo anunciou que vai manter a redução do IPI para automovéis até o final do ano, com aumento gradativo nos ultimos meses.

IPI é o imposto que incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros. Suas disposições estão regulamentadas pelo Decreto 4.544 de 2002 (RIPI/2002).

O campo de incidência do imposto abrange todos os produtos com alíquota, ainda que zero, relacionados na Tabela de Incidência do IPI (TIPI), observadas as disposições contidas nas respectivas notas complementares, excluídos aqueles a que corresponde a notação "NT" (não-tributado).

Com isso o governo tenta manter as vendas de automóveis alta e asism aumentar o dinheiro em circulação, em tempos de crise. Também abaixou o IPI da linha branca (eletrodomésticos de primeira necessidade, como fogão, geladeira).

O problema que o governo diminui impostos para incentivar a compra de veiculos, e um dia depois do anuncio da manutenção da baixa do imposto, os pedágios aumentam 10%. Ou seja, mais carros na rua, maior cobrança de pedágio. E a maioria das praças de pedágio hoje são privatizadas, ou seja, o setor privado ganhando duas vezes.

Isso não soa estranho para uma esquerda que foi as ruas contra antigas privatizações? E que é TOTALMENTE contra a privatização da maquina eleitoral (leia se cabide de emprego), chamada Petrobrás.

Mas quero chegar mais além. Com a redução do IPI o governo deixa de ter receita, o que ele receberia com os impostos não receberá mais, óbvio que uma atitude louvável em tempos de crise, porém, uma hora o governo vai precisar reaver esse dinheiro, certo?

E como será isso? Logicamente através de sobre taxação e criação de novos impostos, correto?

Continuando o raciocínio, ano que vem é ano eleitoral, e obviamente não vão criar impostos ou sobretaxar nada pois isso geraria um mal estar com a "opinião pública" que é muito importante em ano eleitoral.

Então, imagina aonde estourará a crise da arrecadação do estado?´

Óbvio, no colo do próximo presidente (a).


0 Comentou. Comente você também.: