sábado, 10 de outubro de 2009

Governo segura a restituição do IR 2009




Muitos não devem lembrar, já que a memória brasileira é curtinha curtinha, mas em 1990 tivemos o Plano Collor, elaborado pelo então presidente Fernando Collor e a Ministra Zélia Cardoso.

O plano como o nome Plano Brasil Novo, tinha varias medidas, mas uma delas ficou bastante caracterizada pelo confisco da poupança do brasileiro. Na época Brasil enfrentava grandes problemas financeiros e não tinha credibilidade com bancos internacionais para conseguir empréstimos.


E naquela época , um modo que a equipe econômica arrumou de conseguir esse dinheiro foi confiscando a poupança, ou seja, 80% do depositado na poupança era confiscado pelo governo por 18 meses, recebendo apelas o juros da inflação dela mensalmente.

Óbvio que era uma medida contestada por muitos, inclusive anticonstistucional, já que retia a renda do brasileiro. Inclusive nosso atual presidente Lula era um dos mais enérgicos nas criticas ao então presidente Collor, já que afetava diretamente os trabalhadores.

Passados 19 anos eis que nossa equipe econômica liderada por Guido Mantega, resolve copiar um pouquinho o confisco do Plano Collor. Claro que tudo em suas devidas proporções, porém esse ano o Governo resolveu atrasar um pouco a restituição do imposto de renda do brasileiro.

Funciona mais ou menos assim, você tem algo para receber do governo, que sempre recebeu em data marcada também pelo governo. E não recebe. Pior que muitos fazem contas em cima do dinheiro que está a receber, e na hora q você vai receber esse dinheiro, você recebe um aviso que ele não virá agora.

Isso não é também um confisco? Já que o governo está retendo uma renda que é sua por direito? Lembrando que essa restituição é o que você pagou a mais, sobre sua renda. Ou seja, nossa carga tributária já é bem alta, você paga algumas coisas a mais, o governo tem que devolver (restituição) e não devolve.

Enfim, Mantega diz que a retenção se deve ao fato do Brasil ter passado por um ano difícil caracterizado pela crise, e assim o país arrecadou muito menos. E com o caixa apertado não daria para pagar agora as restituições.

É certo que medidas tomadas pelo governo no começo do ano como redução de IPI em alguns setores não deixou o Brasil afundar mais na crise, porém o brasileiro não pode pagar agora, MAIS UMA VEZ, deixando de receber o que é seu por direito.

Enquanto isso, assistimos na TV escandalos e mais escandalos com o nosso dinheiro, bancando farra de nossos "representantes", e quem patrocina tudo isso , é o povo brasileiro.




0 Comentou. Comente você também.: