quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Coisas que Aprendi - Bolsa de Valores




Começando sem ordem cronológica, vamos a um dos primeiros coisas que aprendi.

Bolsa de Valores, não é o sonho que todo mundo fala, com certeza todo mundo tem um amigo que diz que um conhecido dele, colocou R$ 1000,00 e depois saiu com dez vezes mais em pouco mais de um mês. Olha, pode até existir esse caso raro, mas é muito difícil conseguir, acreditem.


Comecei a me aventurar nesse mar desconhecido há 15 meses, com um montante um pouco só maior do que aqui citado, e fiz uns cursos apenas para entender o básico e pensei, “estou um pouco no sufoco, quero ganhar um dinheiro a mais , sem trabalhar, sem nada , para ficar mais confortável”. E como tenho um amigo que trabalha em uma corretora, ele me incentivou, me ajudou a entender melhor o funcionamento. Então pensei é com ele que vou entrar. Nisso já posso tirar duas lições

- Nunca disponibilizar um dinheiro que você precisa, ou seja, se você tomar uma multa de carro, ou algo inesperado acontecer , você vai ter que usá-lo.

- Por mais que seu amigo seja um profissional gabaritado, evite deixar com ele suas ações, porque ele mais que você quer que consiga ganhar bastante dinheiro, até porque existe ali um estreito laço, porém nessa ânsia de fazer o amigo ganhar dinheiro, acaba ficando às vezes a razão de lado.

Enfim, comecei a investir e acessar fóruns de mercados e capitais, e li muita gente falando a respeito de uma empresa , que faz silos de armazenagem para grãos, a Kepler Weber, e como ano passo , o Brasil estava batendo recordes de colheita de grãos, logo vi na Kepler uma chance para começar bem na bolsa, e como a ação era barata (R$ 0,37), e a bolsa é tão ‘malvada” , que ela ainda te dá uma opção que é a alavancagem, que nada mais é que a corretora te empresta um dinheiro por uns 3 dias para você especular o papel, e depois desses 3 dias você devolve o que ela emprestou com um juro baixo. Então como eu lia tudo legal a respeito da Kepler, pensei, é agora ou nunca.

Alavanquei três vezes e esperei sair os resultados trimestrais da empresa, que veio bom, no dia acordei até ansioso pensando que seria mais um a contar uma estória de sucesso da bovespa..

Preferia não ter acordado, me achando o ás do baralho, comecei o dia sentado no pc vendo o movimento da bovespa, era pré crise ainda, e sempre subia, mas naquele dia o papel não subiu.. aliás, chegou até nos R$ 0,40, e não passou disso, terminou o dia ele valendo R$ 0,31, eu já estava perdendo 6 centavos por ação , mais corretagem, que é a taxa que você paga no ato de compra e venda de qualquer ação.

Durmi com a ação na carteira esperando no outro dia que subisse...

De novo preferia não ter acordado, a bovespa de novo em bom movimento porém alguma força estranha não deixava aquela empresa que eu sonhava em contar um caso de sucesso com ela, subir, era incrível, e acabou chegando nos R$ 0,27, onde não agüentei e entreguei. Ou seja, R$ 0,10, porém não esqueçamos que eu estava “alavancado” 3x, ou seja, a corretora, que há 10 dias atrás, eu não era nem cliente, me emprestou o triplo do dinheiro que eu coloquei lá. Esses dez centavos viraram trinta, mais a corretagem.

Preciso falar que quase fiquei sem dinheiro? Aliás, aquele mesmo dinheiro que era uma reservinha de garantia minha.

Depois desse tombo eu fiquei um pouco perdido e comecei a ler mais sobre, então vi que meu perfil era um perfil especulador, porém os grandes jogadores , sabem desses pequeninos que entram querendo ganhar tudo e fazem exatamente isso que falei. Derrubam o papel para comprar ele baixo, e os pequeninos entregarem tudo, e depois com a subida, ele vai faturando.

Acabei aprendendo na marra.

Passado uns dois meses do tombo, pensei, vou sossegar e comprar ações da empresa brasileira com capital misto. Petrobrás, mas era cara, comprei pouquinho e deixei lá para ver se eu pelo menos tirava a diferença..

Então veio a crise, e eu a comprei a R$ 37,90 na época, passado dois meses ela estava valendo R$ 19,00 e eu não tinha dinheiro pra comprar mais, e nem podia também tirar o que tinha, porque ia realizar mais prejuízo.

Decidi esperar, e o final de 2008 foi mais magro, mais econômico e menos confortável financeiramente, foi quando em fevereiro, tinha de novo umas reservas, e na ânsia de conseguir pelo menos empatar, já que o resultado estava , eu perdendo de goleada, pus mais um dinheiro, e pensando, agora serei um conservador.

Pesquisei mais, e esse meu amigo me ajudou, foi assim que começamos a ler que o mercado de construção civil estava começando a ficar em alta, pensamos juntos. “Vamos comprar”, compramos. Nessa pelo menos acertei, comprei ações de uma incorporadora, chamada Agra, que depois descobri que era do famoso espanhol, que deu um cano Bilionário na Espanha. Na época, lembro que comprei a primeira vez a R$ 2,90 e vendi a R$ 3,30, ganhando 40 centavos por ação, mas não eram muitas ações, e ela não parava de subir, então comprei de novo a R$ 3,45 depois q ela já tinha alcançado a marca dos R$ 3,50, e aguardei, porém foi mais demorado dessa vez, ela voltou a cair, e eu fiquei um mês com ela, então aguardei mais um pouco, até que começou a sair uns índices que o Brasil estava saindo da marolinha precipitada e premeditada por Lula, e que o setor de construção civil era o mais sólido da época.

Então ela engatou a 4ª e subiu, subiu, subiu, vendi ela nos 3,99 achando que tinha feito o negócio da China, porém não tinha ainda recuperado meu lucro.

Empolgado, pensei “Vou espera la voltar pro patamar de R$ 3,50 e comprar mais” , e estou esperando até hoje, parece que minha saída do papel foi o motor propulsor para ela engatar a 5ª e subir, e subir, hoje ela esta mais ou menos na faixa dos R$ 5,50.

E lembram da Petrobrás comprada o ano passado? Pois é, essa semana tive a grata surpresa e felicidade de vê-la chegando de novo no mesmo preço, 15 meses depois.

E hoje me encontro com 70% do capital que comecei, esperando um dia chegar nos 100% e sair sem lucro e sem prejuízo.

Porém esses meses de sofrimento e alguma alegria, me fez aprender algumas coisas, como:

- Nada vem fácil sem você estar no mínimo preparado
- Bolsa é pra quem tem paciência e metas.
- Não acredite em estórias de enriquecimento na bolsa, porque a maioria é fajuta
- É praticamente impossível ganhar dinheiro na bolsa com um capital inicial pequeno (na minha opinião, menos que R$ 5000,00) não adianta nem arriscar.

Enfim, se você tem uma reserva que você sabe que não vai utiliza la por um tempo, arrisque se, aprenda sobre, e tenta..

Porém, como dizia minha avó, cautela e canja de galinha, não faz mal a ninguém



0 Comentou. Comente você também.: