segunda-feira, 10 de maio de 2010

30 anos chegando...





Estou para completar 29 anos, e parece que a famosa crise dos 30 está me apertando. Que os homens são de Marte e as mulheres de Vênus já me contaram, mas não falaram que o homem com 30 anos sente se o próprio “venusiano” .

É a hora que você olha para os lados e sente se perdido. Muita gente pode vir a falar. “Deixa disso, é só mais um número”. Mas não, não é só mais um número, é um peso, pois você se vê cercado de mais responsabilidades, maiores incertezas e o tempo não perdoa.

Para mim falta um ano ainda, mas sinto o fardo pesando cada vez mais, e atualmente posso até assumir que me sinto “perdido”. Sou formado, tenho um emprego até que “bom”, estou estudando, tenho algumas especializações, um carro mas parece que isso é pouco perto do numero que está por vir.

Eu queria mais, bem mais. Essa barreira dos 20 para os 30 sempre me trouxe a imagem de estabilidade, rumo a decolagem, ou algo do tipo. Mas não é isso o que tenho comigo, parece que estou estagnado, atolado na pista de decolagem.

Um dia em um bar com amigos, brinquei dizendo. “Aqui só tem molecada, eu nessa idade jogava videogame” e fui logo surpreendido pelo meu amigo dizendo “Pois é, mas não são eles que são moleques, somos nós que estamos velhos” , e fiquei pensando naquela verdade, que na hora me pareceu um insulto, mas depois fui me acomodando com a realidade.

Hoje se eu vou a uma balada normal me sinto até careta, por ver o pessoal dançando como louco aquela pegação, todo mundo muito bêbado. Eu até bebo, mas no outro dia acordo em uma ressaca infernal, com dor de cabeça, de ouvido, de garganta, além da dor no corpo, por beber metade do que eu bebia há uns 10 anos atrás.

E a idade vai chegando, com ela as manias antes ignoradas hoje começam a ser chamadas de “ranzinzisse”, o medo do fracasso cada vez maior e você não pode parar.

Realmente a idade pesa e não é só no físico. Dizem também que nada muda, até acredito, mas minha postura diante a isso mudará. Tentarei fazer o que JK falou quando construiu Brasília na sua famosa frase, em meados dos anos 50.

- O Brasil vai prosperar 50 anos em 5.

Porém vou adaptar e tentar correr atrás nesse um ano que me falta antes de chegar aos 30.

Hoje se eu pudesse escolher, me resguardaria essa semana toda pré-aniversário e tentaria pensar em uma melhor saída, mas não posso o tempo não para pra mim também, felizmente.

E é estranho pensar, que quando eu tinha 15 anos, o que eu mais queria era fazer 18, e depois dos 18 sonhava com os 30.

E hoje chegando aos 30, tenho medo......


1 Comentou. Comente você também.:

Estela Peixoto disse...

bonito o texto, rs. Eu demoro um pouco para chegar nos 30, mas achei legal seu pensamento. se a maioria dos homens pensassem assim, n teriamos aqueles homens mais velhos babões em balada fazendo vez de garotões...rsrsrs