quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Pratique o Networking





Tem-se uma coisa que eu aprendi com esses meus 29 anos de idade, foi isso. Praticar o Networking. Quando mais novo, confesso que era anti-social radical inclusive, com uns 16 anos devia ter uns 4 5 amigos, primos, namorada, irmão e meus pais, e pra mim bastava, toda a verdade estava ali, o resto eu nem escutava, ou não fazia muita questão de conversar.

Com o passar do tempo, fui notando que meu mundo estava ficando retraído, não tinha acesso a muitas informações, não tinha acesso a tantas festas, porque não tinha muitas amizades, colegas e colegas de balada.

Então passei a definir uma estratégia e praticar o networking, termo inglês usado para definir sua rede de contatos, amigos. Decidi ser mais social, mais agradável, afinal tinha um mundão lá fora me esperando e eu estava ali no meu mundinho escutando as mesmas pessoas, fazendo as mesmas coisas e ainda sendo rotulado como bravo, anti-social, esquisito, quieto.

Com a meta definida, e com a dificuldade de mudança que carrego nas costas passei a me deixar conhecer mais pessoas, mulheres, homens, em cima do muro. Todo tipo de pessoa, tinha lá pelos 20 anos, comecei a quebrar tabus pessoais como sentar em uma mesa com a maioria desconhecida, passei a derrubar conceitos como bravo, anti-social e coisas do tipo.

Ah, isso vale para a internet também, já falei em algum texto aqui no blog que eu relevo amigos “virtuais” assim como os reais. É óbvio que eu não posso fazer o que mais gosto com os virtuais, que é sair, tomar uma cerveja conversar, mas as vezes uma conversa no MSN mesmo nos deixa tão próximo como se estivéssemos em um bar.

Acredite, valeu a pena cada pessoa que conheci. Claro que algumas mentiram, me decepcionou, outras mantiveram se superficiais, talvez por minha maneira também de lidar, outras me surpreenderam positivamente mostrando se grandes amigos. E com o tempo você começa a ver que leva um pouquinho de cada pessoa, é gratificante você escutar alguém falar sobre coisas que você não conhece, ou discutir sobre o que você mais conhece também, você vai aprendendo a lidar com todo tipo de pessoa e diferenciar uma da outra.

E com isso você também pode facilitar um pouco sua vida, tem sempre alguém que tem um primo de um conhecido que está procurando uma pessoa para ocupar, sempre tem um amigo de um amigo seu que tem algo que te interessa. Ah e a recíproca é verdadeira, e é ótimo você fazer essa rede aumentar.

Enfim, hoje se eu pudesse dar um conselho sem cobrar por ele eu daria esse. Pratique o Networking, conheça pessoas, some informações, multiplique amizades, subtraia as coisas ruins e conheça pessoas novas. Independente de sexo, signo, religião, raça, time de futebol, e tudo mais, cada pessoa tem algo a adicionar, e acredite você também tem algo a adicionar a essa pessoa.


0 Comentou. Comente você também.: