sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Até Tú Suiça!?





Nessa ultima semana uma brasileira na Suíça foi torturada por três garotos supostamente neonazistas. A brasileira estava grávida, e no celular com a mãe na rua, quando foi abordado pelos rapazes, levada para um canto, e inteira cortada com navalha, inclusive com iniciais enaltecendo o movimento nazista, perdeu os gêmeos que esperava, devido aos pontapés.

Esses movimentos radicais ainda é um pouco comum na Alemanha, Suíça, Áustria, embora negado por autoridades locais, porém o que se fez com a brasileira naquele país foi além disso.

É sabida que a imagem do brasileiro no exterior não é lá essa coisa, porém o tratamento dado a brasileira foi mais um ato lamentável desse país, conhecido pelo mundo, pela educação, justiça e juros baixos bancário.

A brasileira depois de torturada procurou autoridades locais para denunciar os três rapazes, porém foi interrogada por um policial masculino, e ainda questionada. Depois a mídia tratou o assunto com certo receio, e inclusive questionaram a agressão, insinuando que a brasileira estaria mentindo.

Além de agredida a brasileira , de quem esperava proteção, rigor na punição foi tratada com intolerância , preconceito e xenofobia. O Consulado brasileiro entrou em contato com o consulado suíço pedindo explicações e o mesmo foi instruído a perguntar para a garota sobre o ocorrido, dando mais um exemplo de descaso.

Um crime com conotação nazista tem que ser punido com rigor ao meu ver, estamos em pleno ano de 2009 e isso é uma afronta aos direitos humanos. Porém hoje a policia suíça foi atrás dos familiares da brasileira, pedir desculpas e avisar que iam dar inicio as investigações.

O que eu acho lamentável é esse tratamento dado, porque a mulher é brasileira, ou de terceiro mundo, como quiser. E não é apenas na Suíça e sim na Europa toda, graças a essa nova política migratória adotada pela comunidade européia, a Espanha inclusive esses dias adotou umas leis rígidas quanto a migração.

Lembro que aqui no Brasil, quando algum americano ou europeu é roubado ou assinado , a noticia corre em todos jornais do mundo em primeira capa, que mais um deles foi morto pelos brasileiros, afetando inclusive o turismo do Brasil no país do turista. Queria ver se invertessem os papéis e fosse um suiço sendo torturado aqui no Brasil.

Esse exemplo da Suíça é mais um de vários que independente do nível de criminalidade do país, IDH, educação ou qualquer que seja o critério adotado. A pessoa precisa ser tratada como humano , independente da sua nacionalidade, sobrenome, poder de compra , ou qualquer outra coisa. Isso é o principio básico dos direitos humanos e tem que ser respeitado em todos países. E xenofobia, intolerância quanto a raça, tem que ser de uma vez por todas excluída da sociedade.


2 Comentou. Comente você também.:

Anônimo disse...

fail

Anônimo disse...

Maravilha vc soh coloca o que quer, formador de opniões terrivelmente inganado, fala demais de política, deverias ser político ja que tens todas as soluções e deves ser um exemplo de honestidade igual todo o brasileiro é, enquanto tiver gente que acha que pode tirar vantangem em qualquer coisa este país não vai pra frente