terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Consumidor? Direitos? Aonde?




Voltando ao blog, hoje eu fui encerrar uma conta em um banco, e pelo tratamento, pensei. Consumidor no Brasil tem direitos?
Coincidentemente , estou renegociando meu plano de celular, feito a dois anos, está bem defasado, e ando encontrando problemas atrás de problemas.

Problemas com encerramento de contas, acredito q todos devemos ter, mas é incrivel como nossos direitos são desrespeitados, qndo vamos fazer conta, nos dão cheques e mais cheques, nos dão cartão de crédito com limite bem maior do que podemos pagar. E o especial então? Especial é o triplo as vezes do seu salário, é aquela famosa corda né? Que dão para vc usar, usar, e qndo ver, está enforcado, e ae caem os juros...juros de especial já viram como é? Varia de 7,86% até 11,20% ao mês, mas tudo otimo, vc é cliente, e o banco sorri para você. E alguns ainda dão 30 dias sem juros no especial, juros menor, qnto mais vc usa o cartão, o banco, enfim, você acha que é uma beleza...

Agora vai encerrar a conta...vc perde todos os privilégios...antes vc era tratado diretamente com o gerente, agora ele te passa para o auxiliar, e este auxiliar tira copias, e copias que vc precisa assinar...e se tiver dinheirinho na conta ainda? Vc precisa retira lo no caixa, sim, lá no mesmo caixa onde a fila é bem grande....sem contar que vc paga ainda pela cesta, do tempo corrente, ou seja, fechou a conta no dia 13? Vc pagará 13/30 avos da famosa cesta.

Enfim, e como vc está com pressa para finalizar tudo, acaba fazendo e esquecendo os famosos direitos do consumidor.

E a conta de celular então? Para encerrar demora se em média 2 horas no 0800, qndo vc não precisa ligar mais vezes , porque te derrubam.

Nessa semana entraram em vigor novas normas que as empresas de celulares, que devem melhorar um pouco mais as coisas para o consumidor, mas ainda sim vamos ter a farra das operadoras.

Para se ter uma idéia, em 2007, as empresas q tiveram maior reclamações junto ao procon, foram:
1º - Telefonica
2º - Embratel
3º - ViVO
4º - Parque Aquático GuGu
5º - Claro

Coincidentemente, empresas de telefonia figuram em 4 posições desse top5....

Estamos engatinhando ainda no que se diz respeito a direitos do consumidor, em serviços gerais, mas é essencial que quem for desrespeitado vá atrás de seus direitos, brasileiro precisa reclamar mais, e por isso a foto deste post, um brasileiro cansado de ser desrespeitado , por nao conseguir trocar seu bem de consumo, resolveu fazer uma propaganda negativa.
E olha q o bem de consumo não era dos mais baratos.

Portanto, quem tem acesso a net, acesso o procon de seu estado e veja seus direitos, veja as empresa q são mais reclamadas, e os serviços que o mesmo oferecem, como taxas de banco, mensalmente, cesta básica, que serve como indice, enfim, vale a pena.

Assim:
SP - http://www.procon.sp.gov.br/
RJ - http://www.procon.rj.gov.br/
RS - http://www.procon.rs.gov.br/
SC - http://www.procon.sc.gov.br/
.....

Enfim, logo depois do procon, notem q tem a sigla do estado, ali vc coloca a sigla do seu estado, e acompanhe.Vale a pena.


That´s All


0 Comentou. Comente você também.: