sexta-feira, 27 de junho de 2008

Cadastramento de Doadores de Medula Óssea. Cadastre você também.





Muitas cidades,esse final de semana, estão fazendo campanha para cadastramento de doadores de medula óssea.

A medula óssea é conhecida como "tutano" do osso, é um tecido gelatinoso, que preenche a cavidade interna de diversos ossos e fabrica as hemácias, leucócitos e plaquetas, nela é contida inclusive celulas troncos.

Temos algumas doenças relacionados a medula, como leucemia, que é o cancêr que atinge o sangue mas que tem origem na medula óssea tendo causas desconhecidas mas que envolvem alterações gênicas como translocações e deleções. Ela tem como principal característica uma proliferação anormal de células da medula óssea, que originariam as células sanguíneas, e, a depender da linhagem dessas células terá-se o tipo de leucemia (mielóide ou linfóide).

E a unica solução para a leucemia é o transplante de medula óssea.

Infelizmente os casos de compatibilidade de doadores é infimo, por isso a dificuldade em salvar vidas, e por isso agora o movimento maior para cadastrar possiveis doadores.

Como ser fará isso?

• Será retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (10ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais.

• Seu sangue será tipado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante.

• Seu tipo de HLA será incluído em nosso cadastro.

• Quando aparecer um paciente, sua compatibilidade será verificada.

• Se você for compatível com o paciente, outros exames de sangue serão necessários.

• Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para decidir quanto à doação.

• Seu atual estado de saúde será então avaliado.

• A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias, após a doação, pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.

• Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde poderá doar Medula Óssea. Esta é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções e se recompõe em apenas 15 dias.

• Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as medulas do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível pode chegar a UMA EM CEM MIL!

• Por isso, são organizados Registros de Doadores de Medula Óssea, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Fonte: Instituto Nacional do Cancêr.

Então é hora de ajudar também, lembrando que o Transplante de Medula Óssea é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e algumas outras doenças do sangue.

Procure na secretaria da saúde de seu municipio, como entrar cadastrar seu sangue para doar medula óssea, e doe.

São atitudes como essa que enobrece o homem.


0 Comentou. Comente você também.: