segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Aonde vamos parar?





Muitos não devem estar acompanhando as Olimpíadas em Pequim, primeiro pelo horário nada agradavel das competições, já que temos um fuso de 11 horas, e também um desinteresse brasileiro por esportes nada tradicionais em nosso país.

Porém as pessoas que acompanham mais de perto, estão presenciando um fato histórico. Estou falando de recordes batidos toda hora, seja na piscina , seja na pista de atletismo, ou no mar.

Isso se dá ao fato da evolução do corpo humano, sim, os recordes batidos dependeram apenas do esforço, sobrehumano dos competidores, apenas isso.

E a evolução humana presenciada a nossos olhos.

Usain Bolt, corredor Jamaicano, que tem especialidade nos 200 mts livre, competiu os 100 mts com uma facilidade tamanha, nos ultimos 30 metros reduziu sua passada e mesmo assi bateu record mundial dançando. Isso mesmo dançando. Seus adversários vieram um segundo atrás. Estamos falando de uma prova de atletimos, a mais nobre, que dura menos que dez segundos.

Quando que em 1958, quando foi estabelecido o primeiro record da prova, ja imaginavam que o homem chegaria no auge de sua velocidade.

Seria uma mistura de homem-guepardo?

Outro exemplo que ouvimos bastante foi o americando Michael Phelps, nadador, que conquistara 7 medalhas de ouro na ultima olimpiada, nesse queria quebrar o record de seu compatriota Spitz, que era de 8 medalhas de ouro em uma olimpiada só. Porém antes o nivel era bem menor, tinham bem menos nadadores preparados, e no mesmo nivel de Spitz, contudo Phelps queria ultrapassa-lo.

E o fez da maneira mais assustadora que se viu nas piscinas nos ultimos anos. Dizimou 7 records mundiais, um chegou 4 segundos na frente do recorde mundial que não era quebrado há mais de 10 anos. Único que não quebrou record foi o ultimo, mas pudera, depois de 8 dias disputando todos os dias medalhas, o herói cansa, ainda não são robos programados a vencer.

Seria o homem peixe?

E hoje tivemos a Yelena Isinbayeva, russa, especialista em salto com vara, detentora de 16 recordes mundiais porém nunca tinha conseguido passar dos 5mts, aliás, nem ela e nem uma outra mulher no planeta. E cravou a marca de 5,05m

Seria a mulher pássaro?

Há vários outros exemplos como o Lebron James, jogador de basquete americana, que tem todas as caracteristicas dos melhores jogadores de todos os tempos da Liga Americana, em só um jogador...Lebron marca, faz pivo, voa na quadra, está muito na frente do segundo melhor jogador do mundo nesta função.

E pasmem, todos com idade inferior aos 28 anos, e que tem muito a desenvolver ainda.

Com certeza as olimpiadas moderna, como é chamada a atual disputa terá seu capitulo a parte em 2008, que são os super-atletas, onde já se imaginava que tinhamos chegado no máximo dos recordes, vem eles e dizimam.

E deve vir muito mais.

Resta nós relatar a evolução que estamos vendo, e torcer para que não seja a ultima, antes da próxima era.

Álias, dizem os mais estudiosos que estamos chegando na época que teremos homens-robo, programados a qualquer função que desempenhamos, e com maior destreza.

Porém eu ainda prefiro acreditar, que sempre teremos humanos, de carne e osso, que quebrem recordes, que emocionam o mundo, e que se emocionam.


0 Comentou. Comente você também.: