segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Guerra Econômica?




Rússia trava guerra contra Geórgia, diz presidente georgiano.


WASHINGTON (Reuters) - O presidente georgiano, Mikhail Saakashvili, disse em entrevista à CNN na sexta-feira que a Rússia está travando uma guerra contra seu país.

"Temos tanques russos entrando. Temos bombardeios russos contínuos desde ontem.. especialmente, contra a população civil", disse Saakashvili à CNN.

"A Rússia está lutando uma guerra contra nós em nosso próprio território", acrescentou.

O presidente norte-americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, discutiram a crise na Geórgia em Pequim, onde acompanham a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, segundo o porta-voz da Casa Branca, Gordon Johndroe sem dar mais detalhes.

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, disse ter recebido relatos de limpeza étnica na Ossétia do Sul.

Blindados russos entraram na capital da região separatista da Ossétia do Sul, Tskhinvali, na sexta-feira, disse uma fonte de um quartel-general regional russo segundo a agência de notícias RIA.

"Essa é uma agressão direta da Rússia... Estamos sofrendo agora porque queremos ser livres e queremos ser uma democracia multi-étnica", disse o presidente da Geórgia na entrevista.

"Estamos nessa situação de legítima defesa contra um vizinho grande e poderoso. Somos um país com menos de 5 milhões de pessoas e, certamente, nossas forças são incomparáveis (com as da Rússia)", disse o presidente.

Saakashvili também disse que é do interesse dos Estados Unidos ajudar a Geórgia. "Não é mais sobre a Geórgia. É sobre a América, são valores", disse ele. "Somos uma nação que ama a liberdade e que agora está sob ataque."



Muito se fala dessa guerra, ainda mais em época de jogos olimpícos, onde dentre as virtudes do "espírito olímpico" é a paz.

Porém, se fosse ter um nome essa guerra, seria guerra Guerra do Crescimento Social. Todos sabemos que guerra querendo ou não gera muitos empregos, principalmente num país como a Russia. Ex URSS é conhecida por seu poderio bélico, tanto que duas vezes por ano tem desfile em sua capital mostrando tal armas, que já estão defasados. Poderio herdado de várias guerras que participou no passado, e precisa ser sempre colocado em uso, pois se não cai em desuso e depois não conseguem mais reaver esse orgulho russo.

E a explicação dessa Guerra com a Geórgia é essa, é puramente interesse de alavancar a economia nacional, gerando empregos, e desenferrujando seus tanques, aviões e misséis.

E como suas armas estão defasadas em relação a grandes potências econômicas, acaba por testa-las em países sem expressão bélica, chega a ser covardia comparar Geórgia com a Russia no que se diz respeito.

Japão, EUA, Coréia, China podem derrubar vários aviões russos, matar vários militares, que não terão guerra declarada contra a Rússia. Agora com Mongólia, Belarus, Geórgia e outros menores não tem problema né?

Os governantes da Rússia deviam por um basta nisso e começar a pensar no progresso sem armas, em pleno 2008 ainda tem ministério de estratégias militares, sustentam um exército excessivamente oneroso e gasta fortunas para manter suas armas bélicas.

Progresso não está ligado com guerras, isso é coisa do passado, deveriam cortar essas raizes.


0 Comentou. Comente você também.: