quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Projeto de Remarcação de Terra, no Matro Grosso do Sul.





Hoje li a respeito de um projeto de remarcação de terras no estado do Mato Grosso do Sul, e me assustei um pouco.

Inclusive estamos presenciando uma briga nos tribunais dos plantadores de arroz e os índios em Roraima, o famoso caso Raposa/Serra do Sol. Porém convém frisar que Roraima, 70% do estado está comprometido com reservas indigenas, areas de fronteiras de nosso país, povoada por índios.

Não que os mesmo não mereçam um pedaço de terra, até porque todo o país era deles, quando os portugueses chegaram aqui, mas é preciso um pouco de cuidado nessa remarcação de terra.

Essa reserva Raposa/Serra do Sol, equivale ao tamanho dos países Portugal e Bélgica juntos, isso chega a ser pequeno num país de dimensões continentais como o nosso, porém, é uma área de fronteira, e ainda é destinado a 50 mil índios.

Agora o projeto que tramita na justiça, é para remarcar algumas áreas do Mato Grosso do Sul, exatamente outra área de fronteira, e também uma das mais desenvolvidas do estado. Veja o vídeo do post.
-26 municípios,
-22% do rebanho bovino,
-60% da área de produção de soja,
-70% da área de produção de milho,
-40% da área de produção de cana,
-53% da área de produção de arroz.

Como eu disse acima, nada contra os índios, mas deixar área de fronteira, e ainda produtiva, acho um certo exagero.

Até porque hoje os indios já estão praticamente domesticados, e com essa terra, começarão arrendar, como fazem já em Roraima, e isso é um perigo, pois agricultores, de outro país pode estar ali plantando no páis.

Respeito os índios, e devem ter sua terra, mas nas devidas proporções de sua grandeza, e também que seja terra improdutiva, e que os índios realmente fiquem nela.

Daqui uns dias veremos o movimento único de sem terras e índios pelo país.


0 Comentou. Comente você também.: