quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Recessão Mundial




O mundo está a beira de uma recessão mundial.

Um dos maiores bancos americano Lehman Brother, foi a bancarrôta nesta ultima semana, levando consigo quedas de todas as bolsas mundiais.

Lehman Brother, fundado há 158 anos era simbolo da potência econômica nos EUA, estava com saldo devedor de 613 Bilhões de Dolares, esperava ajuda do FED (Banco Central Americano), mas esta não veio , e também não houve interessados em compra-lo, o que levou a concordata.

O Efeito Cascata, muito conhecido nesse ramo, continuou e acabou afetando AIG, maior seguradora do país, que não garantia mais o pagamento de seus segurados.

Com a quebra do banco, a Bovespa um dos termometros mundiais, caiu quase 8% e foi a maior queda das bolsas do mundo, porém segunda feira, dia 15/09 acabou lembrando vários economistas da quebra da bolsa, em 1929, onde tivemos a crise do café.

O Governo Americano, prevendo uma crise maior que a quebra da AIG, resolveu "estatizar" a mesma , comprando 80% de suas ações com 85 bilhões de dolares, demitiu toda diretoria, e vai sanear a administração da seguradora, e privatiza-la novamente.

A escolha do FED pelo AIG é explicada pelo tamanho da mesma. Sua carteira de seguros passa do trilhão de dolares, e uma possivel quebra , com certeza tornaria o efeito cascata muito mais rápido e destruidor. Em um raciocínio rápido, a empresa que teria seu seguro vinculado a AIG, não teria garantias, não seria ressarcido, e conseqüentemente não pagaria seu credor, e as proporções iam ser catastróficas, por isso a intervenção do FED.

Com essa injeção de dinheiro, trouxe de volta os animos ao mercado financeiro, porém estamos longe da calmaria mundial. Com essa dificuldade, os juros dos paises vão aumentando, inibindo o consumo, e as empresas vendem menos, com a menor venda, menor o lucro, e assim as empresas de capital aberto acaba refletindo em suas ações. É um ciclo. E a locomotiva das bolsas é a commoditie, que são produtos brutos, como petróleo, minério de ferro, aço, etc...e com a possível recessão deixam de ser consumidas, e o crescimento mundial diminui.

O Brasil não está a salvo dessa recessão, como diz nosso presidente, famoso por suas pérolas no setor economico, ontem soltou mais uma. Dizendo que a recessão mundial não afetará o Brasil. Afetará sim, como afetou já. O crescimento do PIB do primeiro semestre é muito mais em função da politica economica dos ultimos 14 anos, que da atual administração, e se tivessemos em águas mais calmas, com certeza esse crescimento seria muito maior.

Visto pela China, que adotou uma politica econômica agressiva nos ultimos anos e vem crescendo nas casa dos dois digitos ao ano.

A imagem é bem o retrato da atual situação mundial, EUA ainda é a locomotiva mundial, e se eles entram em recessão, o mundo vai sentir isso, óbvio, só não avisaram o Lula disso.

Sorte a nossa ainda, que o FED está se movendo para não deixar isso acontecer.


0 Comentou. Comente você também.: