quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Espetacularização da notícia



Muito tem se lido, ouvido e visto nos últimos dias sobre o caso do seqüestro em Santo André, mais especificamente de Eloah, Lindemberg e Nayara. Estamos tendo verdadeiros espetáculos televisivos diariamente.

É apresentador conversando com bandido, especialistas dos mais diversos gêneros dando seu aval sobre o seqüestrador, sobre a policia, sobre o comportamento passional. Enfim um show de horrores.


Obviamente isso é motivado pela audiência que a imprensa tem, porém nesses casos que vemos o quanto o povo é hipócrita. Sim, hipócrita seria a palavra mais correta pra definir atualmente o povo brasileiro. Quantos desconhecidos morrem por dia , de maneira até mais torpe que morreu Eloah? Quantos seqüestradores temos diariamente que cerceiam a liberdade alheia por dinheiro, ou bens materiais? A TV está dando ao povo o que ele gosta, um ídolo, um mártir, um herói, e pior, ele não é nem alguém sequer conhecido.

OU vão dizer que conhecem Eloah?

Não, não conhecem, porém estão espetacularizando a noticia, o que leva apenas a comoção social imediata, porém, como eu disse ali em cima, quantas pessoas morrem por dia de maneira até mais torpe? a espetacularização da notícia não corrobora em nada com a sociedade, a não ser no agravamento de uma sensação de insegurança, de impunidade.

E agora procuram um culpado para a morte da menina, como se num país como o nosso, carente de policia, educação, saúde, saneamento básico, não fosse normal a morte de uma criança de 15 anos. Porém toda a imprensa agora tenta culpar a nossa fraca e despreparada policia militar.

Temos realmente um culpado? Quantas mortes têm sem solução no Brasil? Repito, quem é Eloah?

Álias, não fazendo caça as bruxas, mas que pais hoje em dia , deixa uma filha de 12 anos namorar um rapaz de 19? Isso em qualquer lugar do Brasil é crime. Era essa a idade da menina e do rapaz, quando começaram o namoro. NO mundo em que vivo, uma criança de 12 anos tem que estar brincando de boneca, fazendo tarefa escolar em casa, dormindo cedo. Então o primeiro problema está na educação, que também no Brasil está sucateada. Se bem que não poderíamos também cobrar algo de uma criança que é educada por um ex-policial que fazia parte de uma milícia alagoana, onde por motivos políticos, matavam e perseguiam delegados e colegas de profissão.

Todavia a televisão, jornais, revistas estão procurando um culpado, o brasileiro procurando um ídolo, esquecendo que o mundo lá fora estamos chegando a uma das maiores recessões econômicas da história moderna mundial, mas isso não é nada perto da hipocrisia do povo brasileiro em procurar seu ídolo.

E enquanto o povo hipócrita procura, a imprensa vende sua novela de Santo André, lembrando a obra de ficção, quem matou Odete Roitman.

Porém essa nova novela, seria Quem matou Eloah?

Pra mim pouco importa.


0 Comentou. Comente você também.: