terça-feira, 4 de novembro de 2008

McCain x Obama




Hoje é um dia importante no mundo. Bolsas de Valores, Bancos, Presidentes de outras nações, estão tudo a espera da decisão do próximo presidente dos EUA.

Será o que vai dirigir a maior potência econômica nos próximos 4 anos, ou seja, dirigir a locomotiva mundial.

Porém algumas coisas chama a atenção das eleições dos EUA. Uma coisa é como é feita, os eleitores não tem a obrigação de votar, e nem sempre o que tem mais votos no país é eleito, como aconteceu na penúltima eleição onde Gore ganhou em números de votos, mas não levou, porque os delegados elegeram Bush. É um pouco confuso, comparado ao Brasil, já que temos o melhor sistema de voto do Mundo. Há também apenas dois partidos que dividem o país, os democratas e republicanos

Tem dois Candidatos, o republicano McCain e o democrata Obama, com vantagem para o segundo, segundo pesquisas, porém pode haver o erro já que quem responde as pesquisas, não tem a obrigaçao de ir votar.

Enfim, estamos em um momento delicado, na politica mundial, algumas coisas podem mudar, a partir de hoje com a eleição americana.

Mas uma coisa eu não entendo, porque EUA, um país da grandiosidade que é, não facilitam suas eleições, com urnas eletrônicas e respeitando o real sentido da democracia, que é, quem é mais votado ganha, e não por colegiados eleitorais.

Vamos aguardar a tão esperada eleição, e desde de já, torço para que Obama vence, o pouco que conheço, não gosto das propostas dos republicanos, que é mais ligado a guerras, uma politica menos liberal e mais ostensiva com imigrantes, e muito nacionalista, onde costumam adotar barreiras comerciais para se defenderem economicamente, através de subsidios imensos, o que coibe a exportação de países como Brasil, China, que têm produtos melhores, mas não conseguem competir devido a subsidios.


0 Comentou. Comente você também.: