segunda-feira, 24 de março de 2008

China, potência economica ?!




Todos estamos vendo por jornais, revistas e televisão, a guerra interna de China com Tibet, que agora alastrou por outras províncias chinesas.

A partir de 1949, a China aderiu ao comunismo como regime político-econômico, no ano seguinte incorporou ao seu território o Tibet, oferecendo a partir daquele momento uma autonomia controlada. Os habitantes do Tibet, um território localizado a sudoeste da China, eram adeptos da religião budista liderada pelo espiritual supremo Dalai Lama. No ano de 1950, os monges tibetanos se revoltaram contra a dominação chinesa, tal revolta resultou em um grande fracasso, pois foram arrasados pelas tropas inimigas. Com essa revolta, o líder espiritual Dalai Lama foi forçado a se retirar do país e encontrou exílio na Índia.

E final de 2007 houve outra revolta dos monges tibetanos, dessa vez menor que a de 1950, mas com maiores proporções, já q hoje em dia a noticia tem vários outros meios de ser transmitida.

O problema maior, não esta nessa guerra civil, e sim na medida opressora da China, que está ferindo os princípios de direitos humanos , que é a liberdade de expressão, por mais que a China ainda segue os moldes do comunismo, hoje em dia é praticamente desumano cersear direitos de um povo.

E os chineses agem com mão de ferro, no caso proibiu qualquer estrangeiro de entrar no Tibet e outras províncias e domina todos os meios de comunicação para o povo chinês, ou seja, se um canal estrangeiro, via satélite, transmitido na China, falar mal do governo chinês, ele sai do ar imediatamente.

Com isso, os repressores vêm manipulando dados sobre essa guerra sangrenta que está acontecendo, onde falam q houve poucos mortos tibetanos e liberando imagens do país dando a falsa impressão que o povo esta feliz, e vivendo em paz.

E está começando a “respingar” em outros países, inclusive anda tendo uma atenção maior, com a proximidade dos Jogos Olímpicos, alguns países andam já pensando em boicotar os jogos em função dessa guerra opressora. Aliás, a China está colocando “spys” em todos computadores que serão usados na cobertura dos Jogos, “spys” são programas que vigiam tudo que a pessoa faz no computador, e caso algum jogador, jornalista, ou algum estrangeiro, divulgue alguma coisa sobre a situação chinesa e suas províncias, ele será imediatamente deportado.

A China, sinônimo de dinamismo e força, o gigante asiático tornou-se a fábrica do mundo com sua acelerada revolução industrial pós-moderna: a Inglaterra do século 18 de volta para o futuro do século 21, consumidora assídua de commodities americanas e de todo o mundo, talvez seja esse o motivo da tolerância do resto do mundo com os abusos aos direitos humanos da ditadura comunista, que deveriam era nos causar repulsa.

Só um adendo. Por muito menos EUA invadiu o Iraque que estava em guerra civil, porque não a China agora Tio Sam?!


0 Comentou. Comente você também.: