quarta-feira, 12 de março de 2008

Locomotiva da Economia acelera o Passo





Economia brasileira cresce 5,4% em 2007, aponta IBGE
Da Redação da UOL
Em São Paulo

Subdino a Ladeira do Crescimento, Brasil vai se posicionando bem, quanto aos paises emergentes.

Esse crescimento de 5,4% superou algumas expectativas, que indicavam até 5% de crescimento.

Um dos responsáveis por ele, obvio que é o nosso Presidente Lula, com sua POLÍTICA Econômica , de boa qualidade. Porém, pensando pelo lado macro econômico, onde você vê resultados da economia num período médio-longo prazo, ou seja, 15 a 20 anos, estamos ainda respirando um pouco da política econômica agressiva do Fernando Henrique Cardoso, com o seu plano , no caso o Real.

Agora falando em setores, o maior responsável pelo crescimento, foi o setor agropecuário, setor esse esquecido no primeiro mandato de Lula, onde o mesmo foi até nomeado como a Maior Praga da Agricultura, inclusive os mesmos fizeram campanha, com adesivos, faixas, passeata de tratores até Brasília, enfim agora com um investimento maior na agricultura, o setor puxou o crescimento do PIB Brasileiro, inclusive com a plantação de trigo, algodão, milho e cana de açúcar.

Como mostra o Gráfico:


Pra mim uma surpresa, já que vejo , aliás, vivo também, o super aquecimento do mercado sucro-alcoleiro, achei que a cana de açúcar que ia alavancar nosso PIB em 2007.

Aliás, o PIB é a medida feita por instituto internacional de convenções, onde se mede a riqueza de um país em um determinado espaço de tempo. Inclusive tem o calculo mais preciso onde se divide o PIB pelo Numero de Habitantes, e nesse índice, tivemos também um crescimento no ano de 2007, referente a 2006 de 4% onde a média por habitante chega a R$ 13515,00 anuais.

O Ministro da Fazenda, Guido Mantega , prevê com muito otimismo para esse ano, crescimento de 6,2% do PIB, diga se de passagem, o maior crescimento dos últimos anos. E o otimismo é ainda mais enaltecido, depois do país passar por algumas crises, como a dos EUA recentemente, sem abalar muito no aspecto econômico. O Governo prevê ainda no Programa de Aceleração de Crescimento, o famigerado PaC, crescimento de 4,5% ao ano, mas se não ocorrer nenhuma crise mais grave, com certeza passaremos essa meta.

Como podemos ver no gráfico, um crescimento de 6,2% em 2008, previsto pelo Mantega, seria algo inédito nos últimos anos.


Embora Lula faz a mesma coisa, que descia a lenha, quando oposição, não podemos desmerecê-lo pela maneira q está conduzindo o país economicamente. Com índices superiores ao estimados, estamos cada vez mais caminhando ao chamado país emergente, ainda longe do crescimento asiático, mas isso nem chegaremos, já que aqui temos fortes sindicatos, alto índice de corrupção ainda, o que atrapalha um pouco, mas a locomotiva da economia não pode parar, e por enquanto está andando bem.

A economia anda bem no país, enquanto isso vemos aberturas de CPI, e o encerramento da mesma em Pizzas, e sujeira indo pro ralo, sem ninguém sequer saber, ou fingir que não sabe. Enquanto a economia anda pra frente, damos passos largos para trás com o alto índice de corrupção no Brasil


0 Comentou. Comente você também.: