sexta-feira, 16 de maio de 2008

Pedágio em estradas sim, em cidade não é a solução




Muitos reclamam da tarifação de pedágios, dos valores absurdos que os mesmos cobram, e agora estão pensando em colocar até pedágios urbanos em grandes centros metropolitanos.

Em São Paulo segundo especializados no setor de transporte, se continuar esse crescimento de carros na rua, a cidade não suportará mais dois anos e parará. E não tem espaço para alargar avenidas ou fazer ruas, nada, o problema está no excesso de carros na rua.

Estão estudando algumas maneiras que poderão surtir efeito na diminuição no volume de carros no grande centro, uma delas é a proibição do transito de caminhões em horario comercial, o que já diminuira bastante o trafego nas marginais e artérias de São Paulo.

Há outra idéia, que seria tarifar , através de pedágios o centros, o que na minha opinião deve acabar sendo aprovado, já que é mais uma fonte de renda para o governo municipal, porém acho que vai atrapalhar mais ainda o transito, já q vc tem que parar para pagar , e vai gerar filas e mais filas e a solução do caos do trafego não é tarifar carros, e sim investir em transporte publico e programas de incentivo ao carona, bicicletas , enfim programas esses que já foram feitos por ex em Paris, Madrid, Lisboa , Toquio e que deram certo, mas qual a diferença entre você fazer um pedagio no centro de uma cidade custando 2 reais por carro, e programas de conscientização , ou investimento no transporte público? Simples. Pedágio é uma fonte imensa de renda, já os programas, o governo teria que gastar, transporte publico então? Mais ainda, embora tenha licitações, o que é uma farra para nossos governantes. E embora o dinheiro que gastam é publico (oriundo de taxas , impostos que pagamos durante o ano) os politicos tem cautela para gasta-lo. Vai saber o porque....

É complicado...

Porém há o outro lado dos pedágios. Nas rodovias , esse eu aprovo, até as rodovias são privatizadas e os pedágios fonte de renda dessas empresas. E o investimento do mesmo vai para rodovia, manutenção, sinalização, expansão. Muitos reclamam da taxa, outros reclamam do direito de ir e vir, mas não lembram disso quando tem um defeito, ou um problema nas mesmas rodovias. Pare numa rodovia estatal , e aguarde um reboque, é perigoso ser assaltado e não ter nem o que rebocar.

E o pedágio é caro também, devido a negligência do brasileiro, esses dias, quando tive uma pane elétrica na estrada, chamei o reboque e em menos de 15 minutos ele estava lá, guinchou o carro , e no espaço de tempo em que chegamos a oficiina, conversei com ele e falei sobre o fluxo de carros e os que estragam. Ele disse, que naquele trecho de 50 km , em média tinha de 30 a 40 carros que pediam socorro por dia, e segundo ele, 70% dos que pedem socorro, é por falta de combustivel. Agora imaginem, uma estrada com postos de combustivel a cada 40 km no máximo, você parar na estrada por isso e chamar socorro? Isso tudo é oneroso, e não é gratuito, logo quem paga são os usuários da pista, através do pedágio. Se o brasileiro, fosse um pouquinho menos negligente e não parasse na estrada por isso, iriamos ter uma redução nos socorros, ia ter menos custos para empresas , e obviamente não iriam aumentar tanto o preço do pedágio.

Param na estrada, não poe combustivel, e aindam reclamam do preço do pedágio.

Isso é Brasil


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