segunda-feira, 1 de junho de 2009

Avião da Air France Sumido.





Um avião como esse da figura encontra se desaparecido. Partiu do Rio com destino a Paris, porém não chegou a mesma, já que deveria ter pousado em território francês hoje as 6:10 (horário de Brasília).

Parece que estamos próximo de mais um grande acidente aereo , estima se em 230 pessoas, entre passageiros e tripulantes. Famílias francesas e brasileiras estão a busca de notícias, mas por enquanto pouca gente sabe com precisão delas para repassa-las.

A Air France colocou à disposição de familiares um telefone que centraliza informações sobre o acidente:

0800 881 2020 para o Brasil
0800 800 812 para a França,
e + 33 1 57 02 10 55 para outros países

Porém o que me chama a atenção pra isso é a demora para achar a aeronave, em plena era tecnológica que vivemos, com rastreadores avançados, satélites mapeando cada metro quadrado do mundo diariamente, não consegue localizar uma aeronave perdida, em 10 horas?

Desconheço de aeronaves e segurança aérea, porém me parece um pouco esquisito não termos equipamentos de segurança melhores. Por exemplo o famoso transponder, que todos ficaram sabendo de seu funcionamento no último acidente aéreo no Brasil. Esse equipamento em situações de queda ele não funciona, aliás a grande maioria de equipamentos com não funciona. Esquisito né?

Trabalho em uma empresa que tem alguns veículos de entrega, e em algumas vezes tivemos problemas, quando não recebiamos ligação do motorista, e eles são equipados com rastreadores. Então ligavamos na empresa que presta esse serviço e a mesma nos dava a localização exata do veículo, inclusive com a opção de cortarmos o combustivel do mesmo, caso desconfiavamos em desvio de rota.

Não sei porque não tem esse equipamento em aeronaves. Com certeza por algum motivo, mas isso pouparia tempo e sofrimento a familias, e chefes de estado, como é o caso agora desse avião da Air France. Equipes de busca da Aeronáutica Brasileira vasculham o Oceano procurando o avião, enquanto o ministério da defesa e agências de aviação civil tentam entrar em contato com famílias e meios de comunicação tentando dar algum parecer.

Vou procurar saber mais a respeito disso, porque confesso é uma dúvida que tenho, inclusive quando teve um acidente aéreo na ásia, se não me engano que demorou mais de 12 hrs para achar o avião.

Vamos aguardando notícias, com certeza essa semana vamos ser entupidos de noticias, especialistas em segurança e nas causas que o avião possivelmente terá sofrido.

Será a semana que vamos virar especialistas em aeronave e acidentes.


0 Comentou. Comente você também.: