quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

E a Locomotiva parou....





Estados Unidos essa semana anunciou sua recessão.

Como no há uns 8 10 anos atrás anunciara também.

É inegável que a EUA ainda são a Locomotiva do mundo, é o país mais consumidor do mundo, e o mais rico.

E como um trem em andamento, quando a locomotiva para, os outros vagões vão parar também.

Inclusive o Brasil, presidido por uma pessoa que insiste em dizer que não pararemos. Mas os primeiros sinais veio na mesma semana inclusive. Vale do Rio Doce, uma das maiores empresas do mundo, dispensou 2 mil funcionários, e deu férias coletiva para outros 5 mil.

Montadoras nacionais estão com carros empacadas em estacionamento, em Betim-MG, a FIAT pediu emprestado a pista de um aeroporto para estacionar os carros, já que nao cabiam mais em seus pátios.

O Governo começa a liberar linhas de créditos, para pelo menos continuar o consumo, e não esfriar o Natal. Mas precisa mais.

Precisa também estancar os dutos de dinheiro público, precisa cortar despesas públicas, para assim ter mais dinheiro para próximas linhas de crédito.

Um ditado chinês , diz que em mandaria Crise é composto de dois simbolos. O do perigo e o da oportunidade. Então é hora de ter cautela, porém também de aproveitar as oportunidades.

O Brasil está mais sólido, deve sentir menos a crise como sentira outros tempos, porém já sofre com a desvalorização do real. O dolar americano já passou do R$ 2,50, e já subiu mais de 60% desde de agosto quando começou a agravar a situaçao financeira nos EUA, porém é uma bolha especulativa, e como toda bolha, uma hora ela estoura e volta tudo no normal, resta saber até aonde a bolha vai.

Meu maior medo é nosso presidente, tomara que ele tenha comando, porque passará por uma época mais dificil, talvez a mais desde de sua posse, e sempre comandou com muito dinheiro circulando e a economia estável, talvez agora ela desacelere, e com a desaceleração , sua popularidade vá para o brejo também...


0 Comentou. Comente você também.: