quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Protestos na Grécia, e no Brasil?





Manifestantes entram em confronto com a polícia em meio a greve na Grécia.

Protestos de rua contra o governo entram no quinto dia.
Jovem de 15 anos morto pela polícia foi enterrado na terça.




Cerca de cem manifestantes jogaram bombas em policiais nas proximidades do Parlamento da Grécia, na capital Atenas, nesta quarta-feira (10).

É o quinto dia seguido de violentos protestos de rua no país que se seguiram à morte um estudante de 15 anos baleado por um policial.

A polícia lançou gás, e os manifestantes responderam com pedras e garrafas, segundo testemunhas.

Também foram registrados confrontos entre estudantes e policiais em Salônica, no norte do país.
A Grécia também inicia greve nacional, na esteira dos protestos.

As manifestações mais violentas do país nos últimos 25 anos começaram no sábado, após Alexandros Grigoropoulos, de 15 anos, ter sido baleado por policiais.



Sou contra qualquer tipo de manifestação violenta, porém é notório a revolta dos gregos. Grécia conhecida por ser o berço da civilização vem sendo castigada assim como outros países pela crise mundial, porém como ainda é um dos países menos desenvolvidos da União Européia, sofre mais com a mesma. E alguns dias atrás estava tendo um protesto pacifico de trabalhadores querendo garantias no seu emprego.

Até aqui tudo normal, coisa de qualquer país e seu povo.

Porém a policia atirou em um menino de 15 anos, o que gerou a revolta generalizada da população que foi as ruas protestar violentamente.

O que me chama a atenção é exatamente isso, um povo costumado a gritar contra injustiças e violência contra eles. O que sempre falei que não existe mais no Brasil, já que somos (sim, eu me incluo) uma geração mais comôda. Não vamos a rua nem para protestar contra a roubalheira que acontece no poder público, tão pouco iriamos pela morte de um jovem, já que virou um fato corriqueiro aqui no país.

Ficamos acostumado a nos calar, ou pelo menos não "gritar" diante de tantas injustiças que deparamos no Brasil, como por exemplo, o ultimo que foi a última vergonha do Brasil que foi a absolvição do processo do Paulinho da Força, ou a prisão de 1 Promotor e 3 Desembargadores no Espirito Santo, entre eles o presidente do Tribunal de Justiça do Espirito Santo, por vendas de sentenças judiciais. Desculpe me Boris Casoy, mas isso é uma VERGONHA, das maiores possíveis.

E isso é perigoso, deveriamos ser um povo mais ativo, que luta pelo seus ideais, e mais, que mostra sua indignação mediante a fatos que não o agradam. Não estou querendo bandos de revoltados sem causa, como eram conhecidos alguns, mas sim, um povo com maior consciência política.

Talvez esse seja um dos motivos que criei esse blog, não com a pretensão de conscientizar ninguém, e sim de mostrar um pouco de minha indignação mediante a alguns fatos.


0 Comentou. Comente você também.: