terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A Era Obama





Hoje teremos uma substituição importante no jogo politico mundial. Sai George W(ar) Bush, e entra Barack Obama.

Bush deixa uma herança não muito boa para os próximos anos, saindo com desaprovação recorde, de mais de 70%, enquanto Barack entra com 79% de aprovação dos americanos.

George Walker Bush, eleito depois de uma recontagem de votos, devido a divisão dos americanos na eleição sempre foi conhecido por gostar de guerras. Começou a guerra dom Afeganistão onde não achou Osama Bin Laden. Invadiu Iraque para libertar os mesmo do Sadam Hussein, inimigo histórico da família Bush, e foi conivente com as torturas de Abugrai e Guantânamo.

Além disso deixou as vitimas do desastre Katrina em New Orleans sem socorro por um tempo, onde morreu mais de mil pessoas e também conviveu com o atentado terrorista de 11 de setembro .

Outro ponto negativo é a postergação da crise do subprime nos EUA, onde deixou de socorrer as imobiliárias no começou e isso acabou embolando mais , o que foi um dos combustíveis para essa atual crise.

Conhecido também pelas suas gafes, encerrou seu mandato ainda quase tomando uma sapatada no Iraque de um jornalista, quando com uma pitada de sarcasmo foi dizer que enfim ele foi o responsável pela libertação daquele país.

Barack Obama, democrata, com 47 anos chega com frisson de salvador. Jovens americanos colocam o ônus de salvador dessa atual crise econômica e que dê partida de novo a locomotiva mundial que é os EUA. Conservadores esperam que Obama mude um pouco a imagem que os EUA tem atualmente diante do mundo.

Será o 44º presidente e assumirá o comando em uma época difícil e exatamente por isso a esperança fica maior e conseqüentemente a responsabilidade do mesmo também. Porém um pouco dessa confiança depositada em Obama vem de sua história, que seria sucesso em qualquer case de “auto-ajuda” . Negro, nascido no Quênia diante a miséria, foi para os Eua ainda novo, onde começou a estudar e virou líder comunitário de sua cidade.
Depois ingressou na escola de direito de Harvard e já no primeiro ano foi destaque devido suas notas. Depois de formado liderou alguns projetos sociais e políticos por Chicago até que 1996 foi eleito senador por Illinois.

E 2007 anunciou uma criação de um fundo de arrecadação para candidatar se a presidência e ganhou as eleições do partido da forte Hillaty Clinton., e em 2008 venceu o concorrente republicano John McCain.

Foi correto em toda sua campanha, apenas um deslize cometido que foi assumir que consumiu álcool, maconha e cocaína quando jovem, porém para os democratas isso foi um ato nobre de honestidade, enquanto para o próprio foi um ato falho.

Hoje EUA estão em festa já esperando a aguardada posse de Obama. A corrente de otimismo é grande, milhões enchem as ruas para ver a posse e outros milhões torcem para que Obama com sua jovialidade aliada a ousadia vença a crise, e a crise de pessimismo corrente no mundo.

A torcida é enorme, e resta a nós aguardarmos e acompanharmos os desdobramentos dessa nova gestão, do país que querendo ou não, é a locomotiva do mundo.


0 Comentou. Comente você também.: