domingo, 20 de janeiro de 2008

Mulheres e carrões



Mulheres e carrões*
por Gianni Carta

Afetada por rumoroso escândalo de corrupção, a Volks vira alvo da Porsche

Na aparentemente pacata Braunschweig, Baixa Saxônia, nordeste da Alemanha, uma Corte de Justiça está investigando um dos maiores escândalos de corrupção jamais vistos no Velho Continente, envolvendo sua maior empresa automobilística e um proeminente representante de uma das mais célebres dinastias européias.
Durante uma década, de 1995 a 2005, a Volkswagen AG (VW) teria mantido uma conta bancária com milhões de euros – chamada na Corte de “número 1.860” – para financiar subornos, sexo ilícito, garçonnières, viagens de lazer para, entre outros destinos, Lisboa e Paris, certificados para butiques de luxo, e até o fornecimento de Viagra.

O dinheiro foi usado para estreitar as boas relações, na VW, entre altos funcionários e os subornados, ou seja, os representantes de sindicatos, segundo Peter Hartz, ex-chefe do corpo de funcionários da VW, o qual no ano passado recebeu sentença de dois anos em liberdade, e mais uma multa de 500 mil euros. Subornos ou, nas palavras de Hartz, “bônus”, como o 1,9 milhão de euros pago pelo ex-executivo ao presidente do Conselho Trabalhista da VW, Klaus Volkert, podem ser úteis, principalmente quando empresas têm de adotar medidas severas contra seus funcionários.

*retirado da revista Carta Capital

Como pode se ver, corrupção não é um privilégio apenas do Brasil.
Só que infelzmente a corrupção é inversamente proporcional ao PIB, IDH e desenvolvimento no país.
Quando Alemanha, EUA , Dinamarca tem casos de corrupção, escandalos fiscais, os culpados, são severamente punidos, alias, severamente não, são legalmentepunidos como manda a lei.

E aqui no Brasil, qndo o culpado de corrupção é absolvido, vira dança da Pizza.
Né Angela Guadagnin (PT-SP)?


0 Comentou. Comente você também.: